sábado, 12 de abril de 2008

E Cristo, onde está?



Ultimamente não tem sido muito difícil encontrar um adolescente "crente". Você está navegando no orkut e encontra aquele seu amigo de escola que você sempre conversou e vê na religião dele: "Cristão/Protestante". Você, surpreso, se pergunta: "Mas Fulaninho, Crente?!". Isso seria uma coisa muito boa se esse fulaninho não fosse aquele fulano que foi suspenso por ter sido pego ficando pela escola, se não fosse aquele fulano que foi pego fumando nas proximidades da escola. Seria bom demais.
O que se tornou o adolescente Cristão de hoje em dia? Generalizando, um adolescente descompromissado, infiel, pecador, muitas vezes até mais do que pessoas não crentes. É fácil encontrar um crente numa multidão. É fácil encontrar um crente num grupo que está bebendo. É fácil encontrar um crente no meio da rodinha da maconha ou do cigarro. Mais fácil ainda é encontrar um crente ficando com um monte de pessoas adoidado. É facílimo! Difícil é encontrar um Cristão(no sentido real da palavra).
É triste olhar para pessoas tão jovens, que conhecem a Palavra, se perdendo em caminhos escuros, alguns sem volta, outros com consequências irreversíveis. Jovens virando bissexuais, ficando com muitas pessoas, transando, bebendo, fumando, falando palavrões como nada, criando contendas, desobedecendo pais, brigando. E acima de tudo, totalmente fora da Palavra de Deus. Por quê fazem isso? Prazer, Luxúria, Modismo e acima de tudo, aceitação. Seguir à Deus requer renúncias, requer de você santidade (ou pelo menos uma tentativa dela), muitas vezes esses esforços faz com que o jovem desista de uma festa, de uma saída, de um (ou uns) amigos, de um grupo. Definitivamente não é fácil resistir aos desejos carnais, todos nós, sejamos jovens ou não, sabemos disso. E para o jovem, em especial, é mais difícil ainda. São apresentados pratos apetitosos e caminhos prazerosos. É nessa fase que o diabo tenta e tenta e tenta.
E infelizmente são poucos os jovens que resistem à essa tentação. Muitos caem e caem feio.
Quando você vê, está lá, sua fama feita, sua suspensão, seu castigo, a ira Divina. Não é difícil para você, leitor, aceitar que um "crente" está viciado em loló? É comum isso? Não?! É, infelizmente, é sim. Um crente "enchendo a cara" na praia é normal? Também. Não era pra ser assim, não foi esse o sonho de Deus pros jovens! A mocidade é uma fase linda! Que deve sim, ser curtida, mas com consciência, respeito e temor à Deus. E para a tristeza do Senhor e para todos os Cristãos (no real sentido da palavra) a mocidade está sendo levada pelos valores carnais de uma sociedade modista e consumidora. Igrejas com muita quantidade de jovens e pouquíssima qualidade.
Como consequência dos atos insensatos e impuríssimos desses adolescentes "crentes", nós vemos a imagem dos jovens cristãos com uma enorme mancha preta, vemos o nome de Cristo sendo rebaixado à um "qualquer" homem mais na história, apenas uma figura dos "crentes" no orkut. Jesus virou apenas uma expressão de fadiga ou surpresa, "Meu Deus" virou apenas uma palavra qualquer, assim como "vixe", "afff", "putz" ou "nossa". Esses nomes que deveriam ser primordiais nas vidas dos adolescentes viraram expressões de rotinas, daquelas que até ateus falam sem perceber. É, a imagem do Cristão não está nada boa, e só faz se sujar ainda mais, graças à esses "crentes" de meia tigela que se dizem "cristãos" e de cristão só tem o orkut.
Eu, como adolescente Cristã, me sinto altamente afetada por esses crentes. As pessoas hoje em dia generalizam tudo, principalmente o que não conhecem. Se elas vêem um crente farrando, bebendo, fumando, ela vai pensar que um Cristão faz isso também e é normal. Crente já virou sinônimo de "ir à igreja no domingo" e nada mais. Não me faltariam exemplos de pessoas assim, crentes (na minha igreja ou não), mas considero anti-ético citar nomes. Cristo realmente tem a ficha completa delas e sabe mais do que eu o que o coração delas possui.
E depois de tanto analisar os jovens "crentes", eu chego à pergunta: E Cristo, onde está?


Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Eclesiastes 11:9

2 comentários:

..FeLiPaO.. disse...

Paarabéens Gabii!
Ótimo texto, infelizmente é isso mesmo que tem acontecido nos dias de hoje.. uma banalização total do Nome e da Vida de Deus no meio da sociedade! Que o Espírito Santo nos dê forças e estratégias para reverter esse cenário! Deus abençoe tu queridaa! =***

Bruna disse...

É vero guria... A bíblia diz que nos últimos tempos até os escolhidos serão enganados...
Também sou adolescente, tiv meus erros, mas hoje procuro seguir sempre o exemplo de Jesus me perguntando o que ele faria no meu lugar...
Espero que você continue nos caminhos dele, dando testemunho aos seus colegas e amigos...
beijos e abraços