sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Existem duas verdades?

Por Mark Hansard

Um dia, não faz muito tempo, eu estava conversando com um estudante no campus sobre Cristianismo. Ele era esperto, inteligente e eu poderia até dizer que ele tinha vasto conhecimento em ciência e filosofia.

"Cristianismo é bom para VOCÊ", ele disse, "mas não é certo pra mim. Eu acho que você deve acreditar em qualquer coisa que te faça feliz e te dê paz".

"Bem, você pode estar certo sobre isso", eu disse. "Eu não estou aqui para colocar minhas opiniões na sua cabeça. Deixe-me lançar algumas idéias e veja o que você pensa a respeito delas. Há dois tipos de verdade", eu disse. "Há opinião, ou preferência, tipo ' eu gosto de sorvete de chocolate.' Algumas pessoas gostam de chocolate. Algumas gostam de baunilha. Algumas são melhores em contabilidade, outras em espanhol.

"No entanto, existe outro tipo de verdade, a verdade científica. Por exemplo, a gravidade existe quer você acredite nisso ou não. Antes da gravidade ser descoberta, maçãs já caíam no solo, certo"?

"Certo," ele concordou.

"Agora a maioria das pessoas acham que religião é a mesma coisa que OPINIÃO", eu continuei, "como um sabor de sorvete favorito. Mas a Bíblia indica que a verdade espiritual é como a LEI DA GRAVIDADE. É uma verdade, quer você acredite ou não.
"Agora, a questão de a Bíblia ser verdade ou não, é outro problema", eu disse. "Mas a idéia é esta: a Bíblia diz que nossos pecados nos separaram de Deus, e o único caminho para resolver este problema é através de Jesus Cristo.

"Você pode acreditar em qualquer coisa que queira. Eu não estou aqui para forçar você a acreditar em mim... Mas se você estiver certo e eu errado, eu não estou perdendo nada. Quando eu morrer, eu simplesmente voltarei ao pó. Se eu estiver certo e você errado, você passaria a eternidade separado de Deus. Não vale a pena pelo menos investigar isto?"

Eu podia afirmar que o tinha feito pensar.

A maioria das pessoas acha que a idéia do Cristianismo ser o único caminho para o céu é repugnante. E eu não as culpo. Soa arrogante. E pra falar a verdade, alguns cristãos SÃO arrogantes mesmo. Mas eu acho, que na maioria das vezes, o que essas pessoas "desligadas" acham é um simples mal entendido. Quando Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", Ele não estava se gabando e dizendo "Eu sou o melhor. E Eu só levarei para o céu quem seguir o meu caminho".

Pelo contrário, era como se dissesse, "há só um caminho para atravessar o Grande Canyon. Você não pode atravessar pulando, andando ou dirigindo. Você tem que pegar um helicóptero". A natureza do problema significa que há somente uma única solução.
Nossos pecados tornaram impossível alcançarmos a Deus. Se nós estamos tentando ganhar a aceitação de Deus por nossa vida "reta", não vamos a lugar algum. Se nós estamos tentando ser religiosos para alcançar a Deus, também não vamos a lugar algum. No entanto, Deus pode nos alcançar. Jesus Cristo veio, então podemos ser perdoados, podemos ter um relacionamento com Ele. Nós podemos tentar alcançar a Deus por boas obras ou esforços religiosos, mas Jesus disse que isso não funcionaria.

Jesus não só disse, "Ninguém vem ao Pai a não ser por Mim", mas também disse "Todo aquele que ouvir minha palavra e acreditar em quem Me enviou, tem a vida eterna e não será condenado; pois passou da morte para a vida". Agora, se existiram outros homens, que foram Deus, eu acho que haveria outros caminhos para o céu! Mas Jesus é a única pessoa na história, que eu saiba, que se encaixa nas exigências.

Nenhum comentário: