terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sociedade visual

Não é desmerecendo ninguém nem tirando o valor da imagem (eu gosto muito de imagens!), mas o que eu venho observando ultimamente não é nada bom!

Pare por 5 minutos para olhar as páginas do facebook. As mais populares postam o quê, principalmente? IMAGENS. E os compartilhamentos são maiores em quê? IMAGENS.
Imagem é importante? É sim! E muito! Mas elas estão afogando os textos, a literatura! Poucas pessoas da nova geração têm paciência para ler mais que 5 linhas. Até vídeos longos elas se recusam a assistir!

Observação simples! Tenho uma página que posta principalmente textos literários, que eu mesma escrevo, e deixo bem claro na descrição que se trata de uma página de contos. Ou seja, a pessoa que curtiu tem a intenção de ler, não é? Bem, não sei dizer quantas pessoas curtiram a página e em poucos segundos eu vi vários "curtir" delas nas fotos! Teve gente que só fez isso... Talvez nem tenha lido a descrição. Teve um que olhou uma foto e comentou: "nem é assustador". Dou um desconto para a idade do garoto, que tinha seus 8 anos. Mas se ele fosse incentivado à leitura, saberia do que se trata a imagem assim que lesse a descrição. Nem se deram ao trabalho de rolar a página para baixo, só foram clicando em fotos e esperaram ver imagens bizarras, assustadoras e amedrontadoras para não dormir à noite.

Por que a verdade é que a fórmula para o sucesso no facebook é compartilhar imagens e SÓ. Em pouco tempo todo tipo de gente vai ser atraído para a página.
Pega uma foto dali, outra daqui, copia de lá, rouba de acolá e pronto! Sucesso!

(indignação ligada) Danem-se os que, como eu, se esforçam para criar conteúdo de qualidade. Textos melhores a cada conto, pra quê? Eles só querem memes! (indgnição desligada)

Vou ensinar meu filho a gostar de ler desde pequeno... Ele vai saber o valor da leitura antes mesmo de saber escrever! Porque se tem uma coisa que eu não quero é meu filho escrevendo "conserteza" pela vida!

2 comentários:

Danielle disse...

É uma realidade triste. A formação do leitor deveria acontecer ainda nos primeiros anos na escola, mas o ensino fundamental no Brasil é muito fraco nas escolas públicas. Faltam professores, livros, bibliotecas, bibliotecários, infraestrutura etc. Assim o aluno é apenas alfabetizado (quando isso acontece). Cito a escola pública por ter sido aluna nessas instituições e por serem elas responsáveis pela formação de 80% dos brasileiros. O resultado é esse: adultos que não tem "paciência" pra ler um livro ou texto com mais de 140 caracteres (nada contra o twitter, muito pelo contrário) e raciocínio p ler apenas imagens.

Gabriela Olem disse...

Concordo contigo, Danielle.
Falta muuuuito investimento em educação para mudar essa situação...